sexta-feira, 19 de março de 2010

AROMATERAPIA


O QUE É E PARA QUE SERVE

Trata-se de uma ciência e também uma arte da terapêutica por meio da utilização de substâncias aromáticas naturais - os óleos essenciais - que além de proporcionar bem estar e saúde, pode ser experimentada em seu próprio lar, na companhia dos amigos e da família. A prática dessa terapia no seu cotidiano contribui para uma vida mais saudável e harmonica e pode ajudá-lo na busca do equilíbrio vital, estimulando o bem estar físico, mental e energético com simples rituais de banhos, massagens, escalda pés, inalação, compressas, etc., trabalhando seu corpo de forma natural e holística.
Ela completa as outras terapias tanto convencionais como alternativas, que buscam tanto a cura, como o embelezamento da pele e o relaxamento da mente.




UM POUCO DE HISTORIA

A medicina aromática vem sendo utilizada desde o antigo Egito, onde mais se desenvolveu.
Há evidências de que, durante a antiguidade, as ervas aromáticas eram utilizadas na culinária e na medicina. A fumigação usando plantas aromáticas foi um dos usos mais antigos buscando efeitos alucinógenos, estimulantes ou calmantes.

A expansão da aromaterapia na Europa começou com a publicação do livro do cirurgião do exército francês, Dr. Jean Valnet, que realizou experiências com óleo essenciais para tratamento de feridos durante a 2ª guerra mundial. A partir dessa época foi introduzida a aromaterapia na profissão médica francesa.

Hoje, trabalhos científicos comprovam que os aromas tem grande efeito agindo nos centros cerebrais, provocando reações emocionais ou físicas e de forma sutil, afetando os sentimentos, relaxando, revigorando, excitando, ajudando a afastar o stress ou aumentando a concentração.

Na Inglaterra, os óleos essenciais estão sendo empregados em muitos contextos hospitalares: salas de parto, unidades de terapia intensiva e nas salas de espera, onde ficam os parentes apreensivos, usufruindo assim de suas qualidades medicinais.







MÉTODOS DE UTILIZAÇÃO

Existem diversas maneiras para utilizar os benefícios que os óleos essenciais podem lhe trazer. Abaixo, os principais modos de utilização.

. Inalação
. Massagem Terapêutica
. Aromatizadores
. Banhos terapêuticos
. Compressas
. Pomadas
. Escalda pé ou pedilúvio
. Banho de mãos ou manilúvio
. Sauna
. Aplicação direta
. Gargarejo
. Inalação através de lenços
. Emanação de travesseiros
. Saches ou Pout porris
. Lareira

Nenhum comentário:

Postar um comentário