domingo, 21 de fevereiro de 2010

PAZ, HARMONIA E FELICIDADE

Tema da moda...tem tanta coisa escrita por aí sobre isso, lemos, relemos, e no entanto pouco refletimos...e achamos que já sabemos tudo... (E lá vem a Ana querendo falar também sobre este assunto...). Não é mesmo?

Minha intenção aqui não é usar o gerador de lero-lero para encher a linguiça...e sim conversarmos, sobre coisas saudáveis, sobre a harmonia em nossa vidas, e também porque acredito fazer parte de um grupo que está preocupado com o equilíbrio do nosso planeta(humm!...tema da moda de novo) mas, sempre acreditei que um mundo mais saudável é feito de pessoas mais harmonizadas e portanto também saudáveis. Porque GENTE é tudo de bom!

Então? Vamos conversar?

Aceito pitacos, pessoal...aguardo vocês!


Estamos todos, indistintamente querendo encontrar a paz, porque acreditamos que ela pode nos ajudar a encontrar, por sua vez, a felicidade. Muitos acreditam que não estamos nesta vida terrena para sermos totalmente felizes, acreditando portanto, que a felicidade plena não exista por aqui.
Apesar de sabermos que ela é feita de pequenas coisas, poucos as percebem, não se esforçam ou não encontram tempo para fazê-las acontecer no seu dia-a-dia e um tanto que "dopados" pelo strees da correria de todo dia, seguimos cegos, muitas vezes também pela cobrança social, sem perceber aquelas coisas simples e muito necessárias que nos trazem equilíbrio e felicidade.

Aguardamos que a felicidade um dia chegue de repente numa somatória das coisas que desejamos e acreditamos serem fatores indispensáveis para encontrá-la.

Este é o grande problema, queremos ser felizes em tudo, sem exceção, e como isso é praticamente impossível, acabamos nos frustrando e aí não conseguimos a paz.

Um momento alegre que nos faz sorrir, já e sinal de felicidade, uma notícia boa no meio de tantas outras, gera felicidade, não nos damos conta que ao chegar em casa no final do dia, alguém aguarda um afago, uma palavra de carinho, e muitas vezes um abraço apertado e sincero é o que basta para sermos felizes naquele dia.

Então seguimos, tomamos nosso banho diário automaticamente, não nos tocamos, não nos percebemos, não ouvimos nosso corpo, o nosso organismo que fala conosco o tempo todo. Nem nos presenteamos com um tempo maior para cuidarmos de nossa aparência, passar um hidratante mais demoradamente, por exemplo.

E de repente nem mesmo somos capazes de perceber em qual momento o stress, a depressão, a ansiedade ou a carência afetiva se instalaram alí. (olha quantos temas de moda, gente...)

A verdade é que estamos indo ao viés errado. Mahatma Gandhi, com toda a sua inquestionável sabedoria e bondade, aponta a falha. Não se deve tentar encontrar o caminho que leva à paz, simplesmente porque ele não existe, pois a paz é o caminho.

Vivendo em harmonia, tendo atitudes bondosas, de compreensão de tranquilidade e carinho, vamos nos sentir melhores e, portanto, em paz internamente.

Fortalecidos e equilibrados, nada do que vem de fora nos atinge ou abala. Este pode ser o segredo. Simples assim? Nem tanto...

É um exercício de paciência, de perceverança e acima de tudo de mudança de hábitos. É como resolver começar uma dieta... e mantê-la.

Um abraço, meus queridos.

2 comentários:

  1. é verdade, a felicidade não chegará de repente tornando a vida perfeita. A assim como a paz é um caminho também, e já estamos nele, vê quem quer. Saiu uma matéria na veja da semana passada sobre ansiosidade, ela não é de todo ruim, mas acredito que seja a principal ofuscadora da felicidade. Ansiosas pelo futuro as pessoas "vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido."

    ResponderExcluir
  2. É verdade que a paz é o caminho, como disse Gandhi ou de quem lhe aprendeu bem , Chopra em seu: "O Mago não é um evento isolado no planeta e sim um mundo que sonha com eventos isolados"
    Mas, prefiro Osho que diz que a vida é Sem propósito, Que o propósito é ganância e a meta da vida é apenas viver....como uma criança na praia colecionando conchas com o momento sendo a única certeza!

    ResponderExcluir