sexta-feira, 19 de março de 2010

AROMATERAPIA - INALAÇÃO, MASSAGEM E AROMATIZADORES DE AMBIENTES



O olfato é considerado uma importante porta de entrada para a introdução das moléculas aromáticas na estrutura física, por estas acessarem o sistema límbico (cérebro emocional) muito rapidamente.


Na sequência, um breve relato sobre as várias formas de uso dos óleos essenciais na aromaterapia.

1- INALAÇÃO
A inalação de vapor é um método excelente para tratar problemas respiratórios, gripes, resfriados, sinusite, problemas emocionais como ansiedade e crise de pânico.

Ao utilizar-se de um vaporizador, coloque apenas uma gota no recipiente com o soro fisiológico.

Ao utilizar uma tigela com água quente, pode-se adicionar 9 gotas de óleo essencial. Colocar uma tolha sobre a cabeça e respirar profundamente. Assegure-se de estar com os olhos bem fechados.


2- MASSAGEM TERAPÊUTICA

Este é o tratamento clássico. Durante a massagem com óleos essenciais, estes exercem um efeito terapêutico pela inalação dos aromas e pela absorção cutânea.

Para a massagem a diluição em média é de 50 gotas de óleos essenciais, para 100 ml. de óleo carreador (vegetal).

A pele é o maior órgão de nosso corpo, e desta forma está diretamente exposta à poluição, toxinas e outros fatores do meio ambiente, por este motivo é o melhor para aplicação dos óleos, pois enquanto vai sendo absorvido (20 minutos após o início da massagem) proporciona limpeza e relaxamento.


3- AROMATIZADORES DE AMBIENTES
Utiliza-se potes para para difusão dos óleos essenciais no ambiente, também são conhecidos como difusores. Excelente para relaxar, auxiliar no sono, estimular a mente, na hora do estudo ou para criar um ambiente sensual naquela hora especial.


Os que são usados com velas, preencher com água e adicionar aproximadamente 10 gotas de óleo.

Existem hoje aromatizadores elétricos, que vem nas indicações de uso, a quantidade de óleo que deve ser colocado, eles trabalham com processo de evaporação, difusão ou simplesmente por propagação das partículas dos óleos essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário