segunda-feira, 22 de março de 2010

AROMATERAPIA - BANHOS TERAPÊUTICOS, COMPRESSAS E POMADAS

4- BANHOS TERAPÊUTICOS

Através do banho quente, permite-se que as propriedades dos óleos essenciais sejam inalados e absorvidos pela pele.

Utilizado na banheira de tamanho padrão, são necessárias 15 a 20 gotas do óleo essencial mais uma colher de óleo carreador (vegetal)mel ou leite em pó, isto é importante para que os óleos dispersem na água.

Outra opção, pode-se fazer o próprio óleo de banho:

100ml de óleo carreador; sendo 10ml. de óleo de germe de trigo e 90ml. de óleo de semente de uva, acrescentando 75 gotas de seus óleos essenciais prediletos ou conforme a necessidade. Agitar a mistura e usar uma colher de sopa à cada banho.

No caso de não possuir uma banheira, use o preparado acima após o banho de chuveiro morno, massageando a pele com a mão ou uma bucha com movimentos circulares. Depois enxague com água mais fria.


5- COMPRESSAS

As compressas podem ser frias, geladas ou quentes e são feitas da mesma forma:

Colocar aproximadamente 10 gotas de óleo essencial em um litro de água bem quente, fria ou gelada, molhar uma toalha de mão ou fralda de criança, retirar o excesso e colocar na área afetada.

Pode-se repetir a operação quantas vezes for necessário. É ideal para artrites, reumatismo, dores nas juntas, dores de cabeça ou musculares.

6- POMADAS

Pode-se preparar uma receita caseira de pomada:

30 gr. (+ou- 2 colheres de sopa) de creme neutro; 1 colher de sopa de óleo vegetal de germe de trigo; 15 gotas de óleo essencial.

Guardar em local ventilado e longe da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário